Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Posso Imaginar o Ensino sem Tecnologia ?



Temporariamente desligada, passei a pensar nas mudanças ocorridas em minha sala de aula

Publicado em: 12 de Agosto de 2004 | Atualizado em: 12 de Agosto de 2004

Por Brenda A. Dyck

Esta atividade apresenta links com sites americanos.

"Desculpem, mas os professores não terão acesso a computadores por 6 a 8 semanas". Esta informação assustadora veio como conseqüência da escola ter-se mudado para instalações maiores porém antigas, edificadas lá pelos anos 50. O novo local não tinha a infraestrutura necessária para um ambiente de ensino totalmente conectado a redes. Por isso, enquanto eles faziam as instalações, nós esperávamos.

Para alguém que vê a integração tecnológica como sendo tão natural quanto respirar, ter sido empurrada para dentro de uma zona de ensino isenta de tecnologia, foi quase além da minha compreensão. Durante os últimos quatro anos, passei a ver a tecnologia como uma ferramenta eficaz que equipa os professores para fazer o que sempre fizeram, porém com mais eficiência e ímpeto. No espírito da canção "Imagine" de John Lennon, eu passei a tentar imaginar quão diferente seria ensinar sem tecnologia.

LEIA MAIS....

ATIVIDADES PARA SALA DE AULA



FONTE: MICROSOFT EDUCAÇÃO

terça-feira, janeiro 30, 2007

Programas pedagógicos


O Cambitolândia é um banco de programas pedagógicos infanto-juvenis. Professores de Geografia, por exemplo, podem utilizar o quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as localizações dos Estados. Quem leciona Ciências Naturais pode explicar os ciclos da água brincando: basta interligar as denominações correspondentes às operações naturais representadas em um gráfico. Confira esses e outros programas: www.cambito.com.br/jogos.htm.
(Sugestão da revista A Rede)

Fonte EDUCAREDE

Dicas para Criar sua página na Internet


Decifrar códigos HTML

Os sites são feitos com uma linguagem simples de programação chamada HTML, a sigla para HyperText Markup Language, ou Linguagem de Formatação de Hipertexto. As páginas da Internet se unem umas às outras por meio dos "links" (palavras sublinhadas) que caracterizam o hipertexto interativo.

Para ver o código de programação HTML por trás da página visitada, clique em "Exibir", no seu navegador Internet Explorer, e depois em "Código fonte". Você verá que o documento HTML apresenta elementos entre chaves: < e >. Esses elementos são chamados de "tags" ou etiquetas e representam os comandos de formatação da linguagem.

Para colocar uma palavra em negrito, por exemplo, o programador faz o seguinte: < b >palavra< /b >. O "b" vem de "bold", que significa negrito em inglês. A tag < b > diz que o que vier depois dela será marcado em negrito. E a tag < /b > fecha o comando, dizendo que o texto seguinte será normal de novo.

Esse é só um exemplo. Se quiser saber mais, você pode visitar o tutorial de HTML do ICMC - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP. O endereço: http://www.icmc.usp.br/ensino/material/html/. Outra site, em inglês, que pode ajudá-lo a conhecer a linguagem html é o www.htmlhelp.com.


Ter um site

Você ou sua escola podem ter um site na Internet. Os provedores normalmente fornecem espaço e orientação para seus clientes. Mas também existem os gratuitos, como http://br.geocities.com ou http://www.v10.com.br, que dão espaço e ferramentas para você construir sua página. No caso de escolas, pesquise a possibilidade de colocar o site dentro da página da Secretaria da Educação do seu Estado.

Saiba mais no site EDUCAREDE

IBM cria aplicação que auxilia deficientes visuais e pessoas com dificuldade motora a navegar pela internet


O software conhecido como WAT está disponível a internautas sem custo algum para sua aquisição

A IBM Brasil criou uma aplicação que facilita a navegação na Internet para pessoas que têm limitações na visão, dificuldades motoras, ou idosos, com pouca familiaridade com a Web. Infelizmente, ela ainda não contempla pessoas cegas, apenas aquelas com visão subnormal ou com vista cansada. Este software é chamado IBM Web Adaptation Technology (WAT) - Tecnologia de Adaptação à Web.

SAIBA MAIS...

domingo, janeiro 28, 2007

SLIDESHARE.NET



"Upload your slideshows here
Currently we accept the following formats: PowerPoint (.ppt and .pps files), PDF, & OpenOffice (.odp files). If you use KeyNote, simply export to "PDF" format and upload the resulting file."

Este é outro recurso que estou encontrando pelos Blogs de algumas colegas. Só que este só aceita apresentações prontas, conforme extensões acima. Se você tem arquivos em pdf, ppt, pps ou opd, é só gravar e depois publicar no blog. Antes vc só precisa se cadastrar, e lá no próprio site vc encontra muitas outras apresentações disponíveis. Aproveitem mais esta dica. Encontrei uma postagem da professora Gládis do Blog Palavra Aberta e postei abaixo como exemplo.

Como se cadastrar e postar vídeo

1- Entrar no site: http://www.slideshare.net/

2- Clicar em SIGNUP no canto direito da tela

3- Fazer seu cadastro - Não esqueça de clicar que concorda com os termos para finalizar o cadastro

4- Feito isto vc já verá seu nome no canto direito da tela, está logado; mas precisa abrir seu email e clicar para confirmar cadastro

5- Agora mãos a obra - Se vc já tem pronto qualquer apresentação com extensão: ppt, pps, pdf ou odp

6- Clique em upload para adicionar uma apresentação

7-Em Presentation file - procure sua apresentação e clique para abrir

8- depois coloque um nome para ela, sua descrição e um nome para busca e clique em upload no final

9-Feito isto é só aguardar seu vídeo carregar, clique nele e quando ele abrir pegue o código que está ao lado

Ele começa assim = object type="..............."

Copie todo o código e cole no seu blog, atualize o blog...

E Fimmmmmm


sábado, janeiro 27, 2007

EDUCAÇÃO INFANTIL - O poder da mídia

MÍDIAS EDUCACIONAIS

Colegas, pesquisando no Orkut em comunidades direcionadas à Informática e Educação achei na Comunidade Informática Educativa uma sugestão de vídeos no You Tube do Paulo César Salltorelli, como segue abaixo. Aproveitei e postei uma delas aqui.

"Mídias Educacionais
Colegas, novas mídias foram colocadas no YouTube. Quem tiver difculdade em visualizar na íntegra, solicite por mail que passo o endereço onde elas estão zipadas."

Veja os Vídeos



sexta-feira, janeiro 26, 2007

BUBBLESHARE


Outra excelente sugestão que andou pelos emails da comunidade (Blogs Educativos - Yahoo Grupos) que faço parte é o Bubbleshare, semelhante ao Slide Com, mas com um pouco menos de recursos para apresentações. Abaixo postei um modelo de apresentação disponível lá no site. Vale a pena conferir.


This album is powered by
BubbleShare
- Add to my blog

NOVOS RECURSOS

Passeando pelos Blogs de outras colegas encontrei uma ótima sugestão no BLOGUINFO da Sintian.



É um recurso bem interessante para apresentação de fotos, te oferece várias alternativas. Mas ainda estou testando, li qualquer coisa sobre colocar música mas ainda não consegui. Abaixo minha arriscada primeira tentativa, é claro que com o meu time do coração, CAMPEÃO DO MUNDO !!!!!!


Cool Slideshows

É HORA DA FAXINA



Limpe o HD de seu micro e melhore o desempenho do PC
VANESSA NUNES


Você passou 2006 instalando novos aplicativos e baixando arquivos da Internet. Material que nem utiliza mais, mas que está ali, ocupando espaço no disco rígido (HD) do seu computador e consumindo capacidade de processamento da máquina. Agora é o momento da faxina. Aproveite as férias para dar uma organizada geral no seu PC. Veja o principais passos dessa limpeza:

Leia mais
Fonte: ZERO HORA ON LINE

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Parabéns para mim


Passei na seleção para
Pós-graduação na UFRGS.
Informática na Educação.
Tô que é só felicidade !!!!!