Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quinta-feira, junho 28, 2007

WEBGINCANA



DIFERENÇAS ENTRE WEBQUEST E WEBGINCANA

"WebGincana é um modelo diferente da WebQuest, e isso pode ser notado nos objetivos que cada um dos modelos tem, a WebQuest preocupa-se com questões pedagógicas como desenvolvimento de habilidades cognitivas, a transformação da informação, incentivar a criatividade, etc. Já a WebGincana possui objetivos mais modestos, como fazer que nossos alunos aprendam a ler na Internet, não apenas a “ver” sites e para justificar o nome tem um gostinho de gincana mesmo, de propor a saída do aluno pela escola em busca de informação.
Essa diferença pode nos fazer pensar que a WebQuest é um modelo mais rico que a WebGincana, pois trabalha com habilidades, incentiva a criatividade e possibilita trabalhar com o aluno de forma aparentemente mais divertida."

Fonte: http://blog.nivaldo-junior.pro.br/2006/04/19/um-modelo-de-webgincana/
Publicado por Nivaldo Jr

EXEMPLOS DE WEBGINCANA

História do Panamericano

Webgincana sobre a Internet

Webgincana Sistema Solar
Webgincana Parque Portugal

Webgincana Animais marinhos

Webgincana Águas e Vida

Quadrinhos e Animação

Webgincana Saúde Bucal

Novas Tecnologias da Informação e Comunicação

Volta ao mundo em 80 minutos

Conhecendo um pouco sobre as plantas





quarta-feira, junho 27, 2007

VIDEOS EDUCACIONAIS



















TIPOS DE PLANOS PARA VÍDEO -- ENQUADRAMENTOS



Plano Geral - WS (wide shot) ou LS (long shot)

MLS - Medium Long Shot ou FS (Full Shot). Enquadra pessoas da cabeça aos pés.

O MS corta na cintura.

O MCU (Medium Close Up) corta entre os ombros e a cintura.

O Close Up é perfeito para entrevistas. As mudanças de expressão facial, tão importantes para se compreender uma conversa, são vistas facilmente. Os Close-Ups também são utilizados como takes de apoio para mostrar detalhes importantes de objetos.

XCUs são Extreme Close Ups. O XCU pode mostrar, por exemplo, somente os olhos ou boca de um indivíduo. Com relação a pessoas, este tipo de plano é reservado para as cenas de impacto dramático. Com relação a objetos, o XCU é freqüentemente necessário para revelar detalhes importantes.




























Deixarei por aqui algumas dicas e tutoriais para fazermos, editarmos ou criarmos vídeos educacionais. O programa que utilizo é o Movie Maker, que vem junto com o Windows.


Tutorial Movie Maker



Tutorial Movie Maker - You Tube



Tutorial Mídias na Educação


Tem como um dos seus objetivos proporcionar a você uma visão crítica e abrangente sobre a incorporação das mídias e suas linguagens ao processo de ensino e aprendizagem.


Projeto Be-a-Bá

A Interrogação Filmes apresenta o Projeto Beabá - Oficina Audiovisual para a Juventude, uma tentativa de democratizar o domínio e o uso dos meios de comunicação através do ensino básico da linguagem videográfica, tanto na gramática como na técnica de operação dos equipamentos.


Clique aqui para baixar algumas páginas de exemplo do material desenvolvido para o Projeto Beabá.


Domínio público - imagem, som, texto e vídeo

Obras clássicas e contemporâneas que estão em domínio público organizadas pelo governo federal.


Projeto Cala Boca já morreu

O CALA-BOCA JÁ MORREU – porque nós também temos o que dizer! origina-se de um projeto de Educação pelos Meios de Comunicação, criado em 1995 e desenvolvido até 2003 como uma atividade sem fins lucrativos pelo GENS – Serviços Educacionais, nome fantasia do Grupo Ensino-Estudo S/C LTDA, sob direção de Donizete Soares e coordenação de Grácia Lopes Lima. Em 2004, o Projeto se constitui em uma organização não-governamental.

Dirigido inicialmente a crianças, o Projeto se estendeu também a adolescentes e jovens, oferecendo aos participantes oficinas de rádio, jornal impresso, vídeo e internet, tendo por objetivo ensinar-lhes novas linguagens e tecnologias e, com elas, a produção de informação. Os resultados de tais oficinas foram levados a público através de diferentes veículos de comunicação.


Projeto Geração Saúde

Geração Saúde: Vídeos produzidos pelo Ministério da Educação motivam adolescentes a cuidar da saúde

Ensinar aos adolescentes como cuidar da saúde, motivando-os a desenvolver hábitos que gerem prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Mais do que isso: incentivar os jovens a multiplicarem o conhecimento adquirido e a tornarem-se agentes transformadores do meio em que vivem. Estes são alguns dos objetivos da série Geração Saúde, produção resultante de parceria entre a TV Escola da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, a Universidade de São Paulo (Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP) e a PUC do Rio de Janeiro.

Projeto Video na sala de aula - José Manuel Moran

Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.




Exemplos de Vídeos Educacionais -

Esta da História da Chapeuzinho Vermelho, da Síndrome de Down, da Literatura de Cordel, e do trabalho Infantil foram algumas aventuras usando o Movie Maker, na disciplina de Internet para Educadores, da Pós-Graduação da UFRGS - Informática na Educação.









Kika explica de onde vem o ovo. Tragetória do ovo da galinha até sua casa. TV Escola - MEC

WEBQUEST - O QUE É



A Webquest é uma investigação cujas fontes são sobretudo, informações veiculadas no ciberespaço. É modelo criado pelo Prof. Bernie Dodge e Tom March, onde o Prof. Bernie enfatiza que "devemos saber para fazer e não apenas saber por saber", tendo como alma da Webquest as tarefas.


  • Para saber mais sobre Webquest acesse o site da Webquest - USP
  • No site do SENAC você encotra muitas informações também.
  • Na figura abaixo encontramos os tipos de Webquest que podem ser desenvolvidas.





Aqui você encontrará apenas alguns modelos de webquest para ilustrar este nosso espaço, mas não deixe de entrar nos sites sugeridos acima e conhecer um pouco mais sobre WEBQUEST e encontrar muito mais sugestões prontas.





















sábado, junho 23, 2007

QUADRINHOS

TOONDOO

SITE: http://www.toondoo.com/./Home.do

O ToonDoo é um site onde você pode criar sua própria tirinha, com uma razoável quantidade de personagens, objetos e cenários. Todo em Flash, é na base do arrastar e soltar, com comandos intuitivos e inteligentes.

É possível pesquisar por tags, publicar sua tirinha no site ou incluí-la em seu blog. Sempre em Flash.

Como negativo, a eterna dificuldade do Flash com acentos (pois é, não são suportados) e o formato, que é grande demais para a maioria dos blogs.



MINHA CRIAÇÃO NO TOONDOO











QUADRINHOS HAGÁQUÊ

Site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

No próprio site está disponibilizado o programa para download.

Quanto custa o HagáQuê?

Absolutamente nada! O HagáQuê é gratuito, e pode ser adquirido neste site e distribuído gratuitamente em CDs, disquetes e outras mídias.

Pedimos, porém, que toda e qualquer distribuição, CDs, outros sites e servidores FTP, divulguem o endereço deste site.

O QUE É O HAGÁQUÊ ?

O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.



imageM do site do HagáQuê

No site do programa você encontra todas as informações para download e utlização deste maravilhoso software. Além disso clicando em Histórias, no próprio site você tem acesso a algumas historinhas feitas com o software.













Abaixo contribuo com uma histórinha que fiz sobre para trabalhar com as crianças.



























TUTORIAL HAGÁQUÊ




STRIPCREATOR.COM

Site: http://www.stripcreator.com/index.php

O Stripcreator é um site simples, mas bem bacana. Ele permite a criação de "tiras" cômicas, de forma que o usuário escolhe o cenário, as personagens e digita as falas. A exploração do Stripcreator permite conhecer algumas palavras do vocabulário da língua inglesa, além de aguçar a criatividade.



TUTORIAL DO SCRIPCREATOR





MINHA CRIAÇÃO
















WITTY COMICS

Site: http://www.wittycomics.com/ Witty comics é um site em que você pode fazer tirinhas. Basta escolher o cenário, as personagens, os estilos dos balões e escrever o texto. Este site é estilo o Stripcreator, mas com um pouco menos de opções. Basta fazer seu cadastro, receber sua senha via email e pronto, pode entrar no site e montar seus quadrinhos fazendo o login.

TUTORIAIS DIVERSOS - APRESENTAÇÕES

BUBBLESHARE

SITE: http://www.bubbleshare.com/

O Bubbleshareé um serviço de compartilhamento de fotos na Internet. Você pode compartilhar ótimos albuns online em minutos, clicando e arrastando direto do Windows Explorer



tutorial produzido pelo CRTE Dois Vizinhos

SLIDE.COM
SITE:http://www.slide.com

Serviço que serve para organizar apresentações de slides com fotografias ou imagens. Podem compartilhar as apresentações com amigos/as por email, ou publicar em blogs ou páginas web mediante o códgio HTML .



SLIDESHARE
SITE: http://www.slideshare.net/



Entra no site

Inscreve-te em Signup.

Clica em "Start sharing your slides now"

Clica em "Procurar" e escolhe o documento a partilhar (só podem ser destes formatos: PDF, PPT, PPS, OPEN OFFICE ).

Escreve um tipo e uma breve descrição do documento.

Clica em UPLOAD e o documento é transferido para o Slide Share.

Clica em cima da apresentação do Documento e surgem de seguida duas formas para publicar o teu documento:

1. Copiar para o Blog (código HTML) 

2. Uma hiperligação com o url respectivo...





SLIDEROLL
Site:http://www.slideroll.com/









Amigos
View Photo Slideshow




Neste site do Slideroll temos a possibilidade de criar slides shows e vídeos em Flash, incluir música, publicar em Blogs, em suas páginas ou mesmo no YouTube! O software é muito semelhante ao Movie Maker!

Acesse o endereço do site

Clique em Sign up para registrar-se, preencha os campos necessários e clique em Register. Pronto agora você já pode começar a montar seus slides.

Explore mais este site! Os procedimentos iniciais são idênticos ao RockYou ou SlideShow...

PICTURETRAIL

É um recurso bem interessante para apresentação de fotos, te oferece várias alternativas. Mas ainda estou testando, li qualquer coisa sobre colocar música mas ainda não consegui. Abaixo minha primeira tentativa, ......!!!!!!



Cool Slideshows!

MAPAS CONCEITUAIS

MAPA CONCEITUAL


Site oficial do programa CMAP TOOLS (gratuito)

http://cmap.ihmc.us/

Download do programa

http://cmap.ihmc.us/download/

Tutorial - Noções básicas sobre CmapTools

http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm



O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS ?


A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de ‘ancoragem’ em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. À medida que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição de significados à nova informação, ele também se modifica. A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído.

O software CMAPTOOLS trabalha com a montagem do mapa conceitual, espécie de organograma de idéias com um conjunto de substantivos inter-relacionados. Os grandes conceitos aparecem dentrAo de caixas — que podem ser linkadas com imagens ou outros mapas — enquanto as relações entre eles são feitas por frases e verbos de ligação.

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. 



Mapas conceituais podem ser utilizados como:

Estratégia de estudo

Estratégia de apresentação de itens curriculares

Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar

Pesquisas educacionais


O mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:

Fazer anotações

Resolver problemas

Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios

Preparar-se para avaliações

Identificar a integração dos tópicos


Para os professores, os mapas conceituais podem ajudar em:

Tornar claro os conceitos difíceis, arranjandos em uma ordem sistemática

Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles

Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes

Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos

Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações

Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos

Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino

Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando




Para melhor visualizar o conteúdo, clique com o botão direito do mouse e clique em Zoom It, para voltar ao normal repita o processo e clique em Zoom Out.











HOT POTATOES


Introdução ao Hot Potatoes

Hot Potatoes é um conjunto de cinco ferramentas de autoria, desenvolvidas pela equipe da University of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam a elaboração de cinco tipos básicos de exercícios interativos utilizando páginas Web.

Tutorial do Hot Potatoes bem simples de ser interpretado.

TUTORIAL HOT POTATOES
Sites com Exercícios on line com o Hot Potatoes

Este site posssui diversos exercícios com o programa Hot Potatoes em Língua Portuguesa

http://web.educom.pt/escolovar/hotpot_lp.htm

Site português com atividades de língua portuguesa, matemática e ciências, direcionadas a 1ª 2ª 3ª e 4ª séries.

http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/index.htm

Site Natemate

http://www.eb23-guifoes.rcts.pt/NetMate/sitio/Hot-Potatoes.htm

Aquarela

http://br.geocities.com/sintian_poie/hotpotatoes/
hotpotatoes.htm


Atividades sobre Sistema Solar

http://heliades.no.sapo.pt/actividades.htm

Atividades pedagógicas diversas

http://vamospelosonho.no.sapo.pt/exercicios.htm

quarta-feira, junho 06, 2007

Navegação Segura

Comando Tracert

O processo de Traceroute (que em português significa rastreio de rota) consiste em obter o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores até chegar ao destinatário. O traceroute também ajuda a detectar onde ocorrem os congestionamentos na rede, já que é dada, no relatório, a latência até a cada máquina interveniente.

Utilizando o parâmetro TTL é possível ir descobrindo esse caminho, já que todas as máquinas por onde passa o pacote estão identificadas com um endereço e irão descontar a esse valor 1 unidade. Assim, enviando pacotes com o TTL cada vez maior, é possível ir descobrindo a rede, começando com o valor 1 (em que o router imediatamente a seguir irá devolver um erro de TTL expirado).

Para que este trabalho possa ser simplificado, colegas sugeriram o programa Neotrace, que você consegue pelo Baixaki.



Esta é apenas uma das opções que o programa fornece, ele ainda deixa vermos em forma de gráfico, em linha.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Traceroute

Porque Usar Traceroute

Traceroute é uma ferramenta que permite descobrir o caminho feito pelos pacotes desde a sua origem até o seu destino. Ele é usado para testes, medidas e gerenciamento da rede. O traceroute pode ser utilizado para detectar falhas como, por exemplo, gateways intermediários que descartam pacotes ou rotas que excedem a capacidade de um datagrama IP. Com esta ferramenta, o atraso da "viagem" do pacote entre a origem e gateways intermediários são reportados, permitindo determinar a
contribuição de cada gateway para o atraso total da "viagem" do pacote desde a origem até o seu destino. Versões melhoradas do traceroute permitem a especificação de "rotas livres da origem" para os datagramas. Isto permite investigar qual o caminho de retorno que as máquinas remotas fazem até o host local.

MECANISMO

O comando traceroute envia pacotes de pesquisa UDP (UDP probe packets) com um pequeno "time-to-live" máximo (variável Max_ttl), e então, espera por pacotes de resposta "ICMP TIME_EXCEEDED" dos gateways que estão no caminho. Os pacotes UDP começam com um valor Max_ttl de 1 hop, que é incrementado de 1 hop a cada vez, até que uma mensagem "ICMP PORT_UNREACHABLE" é retornada. Esta mensagem indica que o host destino foi localizado ou que o comando traceroute atingiu o valor máximo de
hops permitido para o "trace".

O traceroute envia três "probes" a cada Max_ttl indicando:

O valor Max_ttl

O endereço do gateway

O tempo de ida e volta (round trip) de cada "probe" bem sucedido.

Se as respostas ao "probe" vêm de gateways diferentes, o traceroute imprime o endereço IP de cada um deles. Se não houver resposta ao "probe" dentro de um intervalo de "time-out" de três segundos, um *(asterisco) é impresso.

Um ponto de exclamação ! é impresso depois do tempo de ida e volta (round trip time) do pacote se o valor Max_ttl é um hop ou menos. Um "time-to-live" máximo de um hop ou menos normalmente indica uma incompatibilidade na forma como as respostas ICMP são tratadas pelos diferentes softwares da rede. A incompatibilidade pode, normalmente, ser solucionada duplicando o valor do último Max_ttl usado e tentando
novamente.

http://penta.ufrgs.br/uel/graziela/graznw13.htm