Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quinta-feira, maio 15, 2008

Matemática Experimental

Matemáticas Experimentais é uma exposição virtual dirigida a professores de matemática e aos seus alunos bem como a todos que tem curiosidade pela matemática e pela ciência em geral. As páginas podem ser carregadas em Inglês, Francês, Espanhol ou Português, basta escolhar o idioma na primeira página.

Nesta exposição encontramos mais de 200 situações matemáticas que propõem aos alunos experimentar, propor, testar e tentar validar hipóteses sobre as propriedades matemáticas.

São experiências simples de realizar e que necessitam apenas de materias fáceis de encontrar como, por exemplo, papel, lápis, pedaços de cartão ou de madeira e o principal: a cabeça para pensar.

Esta exposição, concebida e realizada por iniciativa da Unesco, embora sendo virtual, não pretende fortalecer a exclusão digital, para isso, oportuniza a todos aqueles que não têm ligação com a internet nem computador, imprimir as páginas a partir de arquivos PDF preparados para este fim (acesse aqui).

Os temas abragem uma variedade de assuntos relacionados à matemática e em cada tema abrem-se 3 alternativas de atividades:
  • Ler a Natureza (espirais na natureza, o mundo fractal, cônicas no espaço)
  • Pavimentar um chão (arte e pavimentos, caleidoscópios, onde estou?)
  • Preencher o espaço (empilhar laranjas, poliedros, problemas complexos)
  • Ligar-se (de um só traço, quatro cores, alô estas a ouvir-me?)
  • Calcular (com a cabeça e as mãos, números primos, imagens digitais)
  • Construir (curvas e velocidade, curvas e volumes, curvas suaves)
  • Estimar, prever (2 bolas vermelhas, bingo!, o vencedor é?)
  • Otimizar (bolas de sabão, o caminho mais curto, a melhor forma)
  • Provar (pitágoras, números e figuras, é verdade?)
  • Concluir (experimente, ponha hipótese, demonstre)

Para cada tema, encontramos:

  • uma introdução interativa;
  • experiências para os alunos realizarem;
  • algumas explicações e referências históricas;
  • algumas situações onde a matemática é utilizada;
  • uma referência de palavra chave para a internet;
  • um arquivo PDF para imprimir com algumas ajudas.

As atividades propõem um conteúdo muito rico de possibilidades interdisciplinares. Um tema que achei bastante interessante foi sobre as imagens digitais (tema calcular) que propõe discutir como a relação densidade da imagem (pixel) X dimensão da imagem (tamanho do arquivo) influencia na resolução de imagens digitalizadas.

Vale a pena conferir!! Mais uma dica do Blog - Idéias em Blog da Verônica

Tikatoki - Livros Infantis

A sugestão de hoje é de um site que permite a criação e publicação de histórias infantis na forma de livros virtuais. Encontrei esta sugestão no Blog - Idéias em Blog da Verônica.

Ao realizar o cadastro gratuito no
Tikatoki podemos apenas ler as histórias disponíveis no portal ou escrever nossas próprias histórias, armazenar ilustrações, utilizar as ilustrações oferecidas pelo site e publicar os trabalhos. Também é possível convidar e adicionar amigos ao nosso perfil, como num site de relacionamentos, sendo possível formar clubes (comunidades) de acordo com preferências e assuntos de interesse.
Abaixo um exemplo que peguei la do site.


terça-feira, maio 13, 2008

Objetos de Aprendizagem

........................................................................................................................................
MUDANÇA DE ENDEREÇO DO BLOG
Olá queridos leitores
 Estamos migrando para o wordpress. Aguardo a Visita de todos.
 Todas as postagens antigas ja foram para lá.
Novo endereço blog  - TIC'S APLICADAS À EDUCAÇÃO 
........................................................................................................................................

Objetos de Aprendizagem, já ouviram, não ouviram?

Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que servem de ferramenta pedagógica para o professor. Eles são desenvolvidos por grupo de alunos, professores, pesquisadores e o seu uso em sala de aula permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio. Encontramos objetos de aprendizagem para várias disciplinas, mas o que precisamos realmente reavaliar são as práticas tradicionais que tem se mantido, mesmo com a utilização de novas tecnologias. É necessário contextualizar o trabalho pedagógico desenvolvido e embasá-lo em um planejamento coerente e com objetivos claros.