Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

GLOGSTER


- O Glogster é um serviço na internet que permite criar páginas multimídias.

- Os usuários podem publicar textos, vídeos, músicas. Há vários recursos, que incluem molduras e papel de parede para ajudar na montagem.

- O link com a página pronta pode ser enviado para os amigos. Dá para compartilhar o pôster no Orkut, Facebook e até no blog.

- Qualquer um pode criar um pôster no Glogster. O cadastro é gratuito e conta com versão em português.

- Endereço: http://www.glogster.com.br

----------------------------------------------------------------
INFORMÁTICA - PÔSTER virtual
ALUNOS DE COLÉGIO DA CAPITAL SUBSTITUEM OS ANTIGOS CARTAZES POR PÁGINAS MULTIMÍDIAS

Leia a reportagem
-----------------------------------------------------------------

No Blog da Prof Denise - Softwares Educativos você encontra vários exemplos criados pelos alunos - http://denisecomelli.blogspot.com/2009/12/endereco-dos-posters-virtuais.html
------------------------------------------------------------------

O mais interessante é que dispõe de uma versão educativa onde podemos inscrever os nossos alunos e trabalhar com eles dentro da nossa conta de professor, como sala de aula virtual, de maneira individual o partilhando os esforços. É uma maneira criativa e que permite engajar os alunos na presentação de trabalhos de temáticas muito variadas no ensino do português. Veja um interessante exemplo pulsando na imagem.

Fonte: http://portuguesembadajoz.wordpress.com/2009/09/27/posters-virtuais-com-glogster/

Professora disponibiliza aula de HQs na internet

Ela se chama Claudia Maria Bezerra da Silva e resolveu disponiblizar o curso e HQs que ministra na Escola Coronel José Domingos da Silva, na cidade de Olinda-PE.

De acordo com Claudia, o curso visa apreender as especificidades e características das histórias em quadrinhos; Produzir histórias em quadrinhos, utilizando estratégias de planejamento, rascunho, revisão e edição; Respeitar os colegas, evitando uso dos apelidos; Conhecer a variedade linguística do português; Identificar características das áreas rural e urbana.

Mais informações e toda a didática do curso aqui.

Fonte: Tokadirato

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Oficinas de Criação Digital

Preparando autores para o mundo digital

Um dos desafios do professor é acompanhar o envolvimento dos alunos com o mundo digital e ir além: usar estes recursos para tornar suas aulas mais próximas da forma como os alunos se motivam para aprender.

Atualmente, há um novo perfil de usuários da internet. De meros consumidores de informações disponíveis na rede, tornaram-se também construtores, criadores e divulgadores de conteúdo. Hoje, todos nós podemos produzir materiais e depois compartilhá-los na internet.

Esta é a web 2.0, ou seja, uma web mais participativa e construída pelos usuários. E ela pode ser combinada com os parâmetros curriculares estabelecidos no país, que pretende formar alunos autônomos, participativos e pesquisadores.

Quer saber mais? Acesse o site Conteudos Educacionais

Lá você encontrará um plano de aula, dicas e tutoriais.

Windows Movie Maker - educadores inovadores

A pesquisa escolar não precisa ficar limitada aos muros da própria escola. Um projeto interessante, uma apresentação criativa ou mesmo uma seleção de imagens que ilustra um tema podem se tornar um vídeo e ganhar o mundo. As possibilidades de uso do Movie Maker permitem que os alunos e professores compartilhem o conhecimento produzido, criando filmes sobre os temas estudados.

Muitas vezes, projetos interessantes se perdem de um ano para outro – pode ser porque o produto ficou guardado em uma pasta escondida no computador ou, por vezes, nem mesmo foi realizado usando tecnologia digital. Para isso, basta organizar com seus alunos um roteiro com o planejamento dos textos, das imagens, do tipo de transição, das cenas e trilha sonora que desejam colocar. Depois, colocar a mão na massa e em pouco tempo garantir que o resultado de seus esforços acadêmicos não fiquem perdidos.

Quer saber mais? Acesse o site Conteudos Educacionais

Lá você encontrará mais dicas, tutoriais e como baixar o programa.

Educadores Inovadores - Live Messenger

As mensagens instantâneas são uma febre entre os jovens. Enquanto estudam, navegam em sites e até mesmo jogam no computador, estão sempre conectados aos amigos, conversando com eles numa linguagem cifrada, cheia de abreviações que muitos pais (e professores) não conseguem decifrar. Mas este aparente descompromisso com a linguagem formal não impede a comunicação, pelo contrário.

O uso pedagógico do Messenger ainda está longe de concretizar todo o seu potencial. Uma das possibilidades é o professor monitorar o trabalho de grupos, que se reúnem virtualmente para discutir trabalhos, pesquisas e produções. Também pode usar o MSN como um recurso de acessibilidade para seus alunos tirarem dúvidas, ganhando tempo nas explicações – a resposta a uma dúvida pode ser compartilhada para todo o grupo de alunos, por exemplo.

Quer saber mais? Acesse o site Conteudos Educacionais

Lá você encontrará mais dicas, tutoriais e como baixar o programa.