Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Quadro Virtual / Digital (Virtual Board, Tablón Virtual)

Diferentes aplicações para criar quadros virtuais e sua possível utilização na sala de aula.
Tal como acontece com outras ferramentas de TIC, o quadro virtual (Virtual Board, Tablón Virtual) é ótima para facilitar e otimizar o uso de uma ferramenta que tem sido tradicionalmente usado em escolas e nas salas de aula. Que tal utilizar post-it em um espaço digital, onde as palavras ou idéias adicionadas a fotos, vídeos, áudios, links, possibilitem a edição coletiva e a opção de compartilhar com outros usuários na rede. Isto pode dar uma nova dimensão aos quadros murais.

Superdicas - Fotomontagens

"WriteOnIt.org" é um serviço de web gratuito, onde não é necessário o registro e que nos permite criar colagens personalizadas com textos. "WriteOnIt 'nos dá quatro opções: fotos, cartazes, colagens, revistas e "face no buraco" (inserir um rosto em um espaço vazio em uma imagem pré-definida). Na fotomontagem final  WriteOnIt nos dá a opção de baixar a imagem para o computador, e se você preferir, pode até mesmo publicar a imagem e ser visto por todos os que entram no site.


terça-feira, dezembro 27, 2011

Gogofrog - Criar galeria de arte

Aqui, os alunos podem criar suas próprias galerias de arte 'Gogofrog' . Esta é uma aplicação que visa facilitar a criação de galerias de fotos em 3D e criar uma galeria de imagens muito mais colorida e espetacular. O aplicativo cria um espaço virtual que simula um museu de arte. O usuário deve escolher o projeto da sala, pode ilustrá-las com imagens, inserção de um blog, e assim por diante. Você também pode escolher a decoração ao gosto de cada detalhe passado. Tendo feito a galeria, você pode navegar através de portas que levam a salas que contêm imagens incorporadas acima. Finalmente, o aplicativo também permite gerar um avatar que irá mover-nos para obter exposição à vista.


Fonte: http://noticiasusodidactico.educared.org/blog/2011/12/20/crea-tu-galeria-de-arte-en-3d-con-gogofrog/

TIKI-TOKI - linha do tempo

"Tiki Toki ' é uma ferramenta simples que nos permite criar eixo cronológico com texto, imagens e vídeo. Não é necessário fazer download , pois podemos trabalhar on-line . O aplicativo oferece diversas ferramentas de edição fáceis  e permite conectar o conteúdo de sites como o YouTube ou Vimeo e busca de imagens via Flickr. Uma vez que cada timeline tem o seu próprio URL, podemos compartilhar o resultado com nossos amigos e colegas de classe.


Fonte: http://noticiasusodidactico.educared.org/blog/2011/12/22/resume-en-imagenes-el-2011-con-tiki-toki/

Flixtime

A aplicação online ‘Flixtime’ nos permite,em sua versão gratuita, criar vídeos de 60 segundos, misturando fotografías, vídeos, música e textos. Acesse agora e descubra mais uma ferramenta para incrementar suas aulas. No link da Fonte, você encontra uma proposta de utilização didática.


Fonte: http://noticiasusodidactico.educared.org/blog/2011/12/23/crea-tu-propio-video-de-el-cascanueces-con-flixtime/

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Poster Designer (antes Poster Forge)

‘Poster Designer’ (antes Poster Forge) é um programa que permite realizar cartazes de uma forma fácil sem a necessida de conhecimentos avançados de desenho gráfico. Sua fácil manipulação conta com diversos vídeos tutoriais que podem ajudar a descobrir novas ferramentas e utilidades para o programa.

Entrevista Dr. Alberto J. Cañas

EducaRed Argentina dialogó con el Dr. Alberto J. Cañas en el marco de su participación en el Congreso Internacional de Inclusión Digital Educativa, organizado por el Programa Conectar Igualdad, en Buenos Aires los días 1 y 2 de septiembre de 2011.